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OS DISTÚRBIOS ESPIRÍTUAIS TRATADOS NA APOMETRIA
OS DISTÚRBIOS ESPIRÍTUAIS TRATADOS NA APOMETRIA

CLASSIFICAÇÃO DIDÁTICA DOS DISTÚRBIOS ESPIRITUAIS

MODELO LACERDA:

* Indução Espiritual

* Obsessão espiritual

* Pseudo-obsessão

* Simbiose

* Parasitismo

* Vampirismo

* Estigmas cármicos não obsessivos: físicos e psíquicos

* Síndrome dos aparelhos parasitas no corpo astral

* Síndrome da mediunidade reprimida

* Arquepadias(magia originada em passado remoto)

* Goécia(magia negra)

* Síndrome da ressonância vibratória com o passado

* Correntes mentais parasitas auto-induzidas.

 

 

 

INDUÇÃO ESPIRITUAL:

A indução espiritual de desencarnado para encarnado se faz espontaneamente, na maioria das vezes de modo casual, sem premeditação ou maldade alguma. O espírito vê o paciente, sente-lhe a benéfica aura vital que o atrai, porque lhe dá sensação de bem estar. Encontrando-se enfermo, porém, ou em sofrimento, transmite ao encarnado su- as angústias e dores, a ponto de desarmonizá-lo, na medida da intensidade da energia desarmônica de que carregado e do tempo de atuação sobre o encarnado. Em sensitivos sem educação mediúnica é comum chegarem em casa esgotados, angustiados ou queixan- do-se de profundo mal-estar. Por ressonância vibratória, o desencarnado recebe um certo alívio, uma espécie de calor benéfico que se irradia do corpo vital, mas causa no encanado o mal-estar que este se queixa.

OBSESSÃO ESPIRITUAL: A obsessão é a ação persistente que um espírito mau exerce sobre um indiví- duo.Apresenta caracteres muitos diversos, desde a simples influência moral, sem perceptive- is sinais exteriores,até a pertubação completa do organismo e das faculdades mentais. Allan Kardec. É a ação nefasta e continuada de um espírito sobre outro, independentemente do estado de encarnado ou desencarnado em que se encontrem. Dr. José Lacerda. A obsessão implica sempre ação consciente e volitiva com objetivo bem nítido, visando fins e efeitos muito definidos pelo obsessor que sabe muito bem o que está fazen do.esta ação premeditada, planejada e posta em execução, por vezes, com esmero e sofis ticação,constitui a grande causa das enfermidades psíquicas.

 

 

PSEUDO-OBSESSÃO:

É a atuação do encarnado sobre o encarnado ou a obsessão recíproca. Todos nós conhecemos criaturas dominadoras, prepotentes e egoístas, que comandam toda uma fa milia, obrigando todos a fazerem exclusivamente o que elas querem. Tão pertinaz ( e ao mesmo tempo descabida)pode-se tornar essa ação que, sucedendo a morte do déspota,to das as vítimas de sua convivência, por vezes, chegam a respirar aliviadas. No entanto, o processo obsessivo há de continuar, pois a perda do corpo físico não transforma o obses- sor. Esse tipo de ação nefasta é mais comum entre encarnados,embora possa ha- ver pseudo-obsessão entre desencarnados e encarnados. Trata-se de ação pertubadora em que o espírito agente não deseja deliberadamente prejudicar o ser visado. È consequência da ação egoísta de uma criatura que faz de outra o objeto dos seus cuidados e a deseja ardentemente para si como propriedade sua.

SIMBIOSE:

Por simbiose se entende a duradoura associação biológica de seres vivos Harmônica e, às vezes, necessária, com benefícios recíprocos. A simbiose espiritual obedece ao mesmo princípio. Na biologia, o caráter harmônico deriva das necessidades comple- mentares das espécies que realizam tais associações que,primitivamente,foi parasitismo.Com o tempo, a relação evoluiu e se disciplinou biologicamente: o parasitado, também ele,co- meçou a tirar proveito da relação. Existe simbiose entre espíritos como entre encarnados e desencarnados. É co- mum se ver associações de espíritos junto a médiuns, atendendo aos seus menores cha- mados. Em troca,porém, recebem do médium as energias vitais de que carecem. Embora os médiuns muitas vezes nem suspeitem, seus “associados” espirituais são espíritos inferi- ores que se juntam aos homens para parasita-los ou para fazer simbiose com eles

PARASITISMO:

Em biologia,”parasitismo” é o fenômeno pelo qual um ser vivo extrai direta e necessariamente de outro ser vivo(denominado hospedeiro) os materiais indispensáveis pa ra a formação e construção de seu próprio protoplasma. O hospedeiro sofre as consequên cias do parasitismo em graus variáveis, podendo até morrer.Haja vista o caso da figueira que cresce como uma planta parasita e,à medida que cresce, sufoca completamente a plan ta hospedeira a ponto de seca-la completamente. Parasitismo espiritual implica,sempre,viciação do parasita. O fenômeno não en- contra respaldo ou origem nas tendências naturais da espécie humana; pelo contrário, cada indivíduo sempre tem condições de viver suas próprias forças.

 

 

VAMPIRISMO:

A diferença entre o vampirismo e o parasitismo está na intensidade da ação nefasta do vampirismo, determinada a consciência e pela crueldade com que é praticada. Existe, portanto, a intenção; ou seja, vampirizam porque querem e sabem o que querem. André Luiz nos informa em Os mistérios da Luz, capítulo “Vampirismo” sem nos referirmos a morcegos sugadores, o vampiro, entre os homens, é o fantasma dos mortos, que se retira do sepulcro, alta noite, para alimentar-se do sangue dos vivos. Não sei quem é o autor de semelhante definição,mas,no fundo, não está errada. Apenas cumpre considerar que, entre nós, vampiro é toda a entidade ociosa que se vale, indebitamente, das possibilidades alheias e, em se tratando de vampiros que visitam os encarnados, é, necessário reconhecer que eles atendem aos sinistros propósitos a qualquer hora, desde que encontrem guarida no estojo de carne dos homens. Há todo um leque de vampiros, no qual encostam-se criaturas encarnadas e Desencarnadas. Todos os espíritos inferiores, ociosos e primários podem vampirizar ou parasitar mortos e vivos.

 

 

ESTÍGMAS CÁRMICOS NÃO OBSESSIVOS – FÍSICOS E PSÍQUICOS:

Como exemplos, citamos as deficiências físicas congênitas de um modo geral : ausência de membros, cardiopatias congênitas, surdez, cegueira etc. além de todos os ca- sos de manifestações mentais patológicas, entre elas, a esquizofrenia, grave enfermidade responsável pela restrição da atividade consciencial da criatura, a comprometer por toda uma existência a sua vida de relação. Podemos enquadrar aqui também os casos de Síndrome de DOWN e AUTISMO. Por outro lado, os neurologistas defrontam-se seguidamente com alguns casos desconcertantes de estigmas retificadores – as epilepsias essenciais, assim denominadas por conta dos acessos convulsivos na ausência de alterações eletroencefalográficas. São quadros sofridos, difíceis e nem sempre bem controlados com anti-convulsivantes específicos. Boa parte desses enfermos costuma evoluir para o cronicidade sem que a medicina atine com as verdadeiras causa do mal.Diz o médico espírita Eliezer Mendes, em seus livros, que são casos de médiuns altamente sensitivos tratados e internados em hospitais psiquiátricos, o que mais lhes prejudica no seu caminho evolutivo.

 

SÍNDROME DOS APARELHOS PARASITAS NO CORPO ASTRAL :

Um paciente caminhava lentamente, com passos lerdos, como se fosse um ro- bô, estava rodeado por cinco entidades obsessoras de muito baixo padrão vibratório. Suas reações eram apenas vegetativas com demonstrações psíquicas mínimas. Às vezes, ouvia vozes estranhas que o induziam a atitudes de autodestruição, ou faziam comentários de seus atos. Tais vozes procuravam desmoraliza-lo sempre. Ao ser submetido, em desdobramento, a exame no Hospital Amor e Caridade, do plano espiritual, verificou-se que o enfermo era portador de um aparelho estranho for- temente fixado por meio de parafusos no osso occipital com filamentos muito finos, distri- buidos na intimidade do cérebro e em algumas áreas da córtex frontal. Explicaram os médicos desencarnados que se tratava de um aparelho eletrônico colocado por inteligência poderosa e altamente técnica com o interesse de prejudicar o cliente, e que os cinco espíritos obsessores que o assistiam eram apenas guardas incapazes de dominarem técnica tão sofisticada. Portanto, zelavam apenas pela permanência do aparelho no doente. Em primeiro lugar, foram atendidos os espíritos negativos que o assistiam e, em seguida, encaminhados ao hospital. Por se tratar de um obsessor dotado de alto nível de inteligência, a Espiritualidade determinou que o atendimento desse paciente fosse feito algumas horas mais tarde, em sessão especial. À hora aprazada, o enfermo foi desdobra do pela apometria e conduzido ao hospital para exame. Posteriormente, trouxemos o espí rito do obsessor para ser atendido no ambiente de trabalho. Explicaram os amigos espirituais que bastaria tentar desparafusar o aparelho pa ra que o mesmo emitisse um sinal eletrônico para a base, alertando assim, o comando das trevas. Então, eles tocaram no parafuso que tinha “rosca esquerda” com o propósito de atrair o responsável. Estimavam detê-lo de qualquer forma, tomando, para isso, precauções como a distribuição de forte guarnição estrategicamente situada.

 

 

SINDROME DA MEDIUNIDADE REPRIMIDA:

Mediunidade é a faculdade psíquica que permite a investigação de planos invisi veis, isto é, o ambiente onde vivem os espíritos, pela sintonização com o universo dimensi onal deles. Médium, portanto, é o intermediário, ou seja, quem serve de mediador entre o humano e o espiritual, entre o visível e o invisível. È médium todo aquele que percebe to da a vida e a atividade do mundo invisível, ou quem lá penetra, consciente ou incosciente mente, desdobrado de seu corpo físico. Todo médium é agente de captação, mas também transmite ondas de natureza radiante, correntes de pensamento do espaço cósmico que circunda nosso planeta. Sabe-se no entanto, que esse sentimento especial, quando não disciplinado, podem causar grandes pertubações psíquicas, como conduta anormal, sensibilidade exagerada, tremores, angústias, mania de perseguição, etc., podendo levar à desorganização completa da personalidade, que caracteriza os quadros clássicos de psicose.

 

 

ARQUEPADIAS (MAGIA ORIGINADA EM PASSADO REMOTO ) :

Arquepadia é a síndrome psicopatológica que resulta de magia originada num passado remoto, mas atuando ainda presente. Frequentemente os enfermos apresentam quadros mórbidos estranhos, subjeti- vos, sem causa médica conhecida e sem lesão somática evidente. São levados na conta de neuróticos incuráveis. Queixam-se de cefaléias, sensação de abafamento ou crises de falta de ar sem serem asmáticos. Outros tem nítida impressão de que estão amarrados pois chegam a sentir as cordas, alguns somente sentem-se mal em determinadas épocas do ano ou em situações especiais. Os doentes sofrem no corpo astral os reflexos de situações de encarnações anteriores.

 

GOÉCIA ( MAGIA NEGRA ) :

A magia sempre esteve presente em todas as civilizações, desde a mais remota antiguidade. Provavelmente começou com o homem das cavernas. Conhecemos os seus ri- tuais propiciatórios para atrair animais com os quais se alimentavam, os rituais mágicos em cavernas sepulcrais: as invocações as forças da natureza para a defesa da tribo contra ani mais e inimigos. Com o decorrer do tempo, essa magia natural teve as suas finalidades distorcidas, tornando-se arma mortífera nas mãos de magos renegados. E, assim, encanta- mentos passaram a ser usados para fins escusos, para agredir, prejudicar e confundir, tan to indivíduos como exércitos e Estados. A ambição e o egoísmo usaram as forças da natu reza para o mal, espíritos dos diversos reinos foram e ainda são escravizados por magos negros, que não poupam nem o próprio homem. A distorção e o uso incorreto da magia fez com que caísse em rápida e progressiva decadência.

 

SÍNDROME DA RESSONÂNCIA VIBRATÓRIA COM O PASSADO :

Lembranças sugestivas de uma outra encarnação, seguramente, fluem de um arquivo de memória que não o existente no cérebro material: sugerem a evidência de arquivos perenes, situados em campos multi-dimensionais da complexidade humana: por tanto estruturas que preexistem ao berço e sobrevivem ao túmulo. O espírito eterno que nos habita guarda todas as cenas vividas nas encarnações anteriores, tudo, sensações, emoções e pensamentos, com todo o seu colorido. Ressonância vibratória com o passado são vislumbres fugazes de fatos viven ciados em uma outra equação de tempo e que, em certas circunstâncias, na encarnação atual emergem do psiquismo de profundidade através de flashes ideoplásticos de situações vividas em encarnações anteriores. A pessoa encarnada não se recorda de vidas passadas porque o cérebro físico não viveu aquelas situações e, logicamente, delas não tem registro nosso cérebro está apto a tratar de fenômenos que fazem parte da existência atual, e não de outras.

 

CORRENTES MENTAIS PARASITAS AUTO-INDUZIDAS:

Certos indivíduos mais sensíveis ou impressionáveis manifestam um verdadei ro temor as aflições corriqueiras da vida. A causa de tudo é o medo patológico que ali- mentam. Com o passar dos tempos, esse medo indefinido e generalizado converte-se numa verdadeira expressão de pavor, desestruturando por completo o psiquismo da criatura e alimentando, consequentemente, os mais variados distúrbios neurológicos, nos quais as fobias, as angustias e os pânicos terminam por emoldurarem as conhecidas síndromes psi- co-patologicas persistentes e de difícil resposta aos procedimentos terapêuticos em voga. Esse grupo de auto-obsidiados faz da peocupação exagerada e do medo patológico a sua rotina de vida. E em meio à desgastante angústia experimentada, alimenta, de uma forma desequilibrada, o receio de doenças imaginárias, o receio infun- dado com o bem-estar dos filhos ou a idéia de que, a qualquer momento, perderão os seus bens materiais. Formam o imenso contingente de neuróticos crônicos, infelizes e so- fredores por antecipação.

 

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